CARTÓRIOS MARANHENSES; 6° TABELIONATO DE NOTAS: MEMÓRIAS ENTRE LINHAS E EVOLUÇÃO DIGITAL


Paula Brito - 16/04/2024

O 6° Tabelionato de Notas de São Luís, sob a gestão de Pedro Henrique Cavalcante e Lima, destaca-se por sua trajetória inovadora e seu papel crucial na prestação de serviços notariais à comunidade. Iniciada em 2013, após uma lei de 2010 que visava expandir o acesso aos serviços notariais em São Luís, a instalação do cartório no bairro da Cohab representou um marco na missão de tornar os serviços mais acessíveis à população crescente da cidade.

Falando sobre Pedro Henrique de Cavalcante e Lima, ele não é apenas o titular do 6° Tabelionato de Notas de São Luís; ele é um contador de histórias, um arquiteto da modernidade no tradicionalismo cartorial e um mediador de conflitos familiares. Começando sua carreira em 2001, ainda como estudante de Direito, Pedro mergulhou no universo dos cartórios durante uma greve universitária, uma decisão que o levaria a deixar sua marca profunda no setor cartorial do Brasil.

A história do cartório é rica em episódios memoráveis e demonstra a diversidade do público atendido e dos serviços prestados. Desde o atendimento a clientes em trajes inusitados, como um palhaço, até a mediação de questões familiares delicadas, o 6° Tabelionato reflete a complexidade e a importância do trabalho notarial no cotidiano das pessoas.

Uma das inovações introduzidas por este cartório foi sua localização estratégica em um shopping center, uma decisão que provou ser extremamente benéfica pela comodidade oferecida aos clientes. Esse movimento não apenas facilitou o acesso aos serviços notariais, mas também destacou a capacidade do cartório de se adaptar e modernizar, sempre visando melhor servir a comunidade.

Com a chegada da pandemia em 2020, se exigiu uma rápida adaptação, com a digitalização dos serviços notariais seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A implementação de atos notariais eletrônicos permitiu que a serventia continuasse a atender às necessidades da comunidade, mesmo diante dos desafios impostos pelo isolamento social.

O orgulho do cartório vem da capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas, seja na aquisição de um primeiro imóvel, na elaboração de um testamento ou na resolução de complexas questões legais. A equipe do cartório, composta por 14 colaboradores dedicados, é fundamental nesse processo, garantindo a prestação de serviços notariais com eficiência e empatia.

Localizado convenientemente para melhor atender ao público, o cartório de notas permanece um pilar na comunidade de São Luís. Sua história e suas contribuições destacam a importância dos cartórios na vida cotidiana, servindo como um lembrete do papel vital que essas instituições desempenham na sociedade.

"Eu me orgulho de prestar não apenas serviços, mas também de oferecer assessoria e esclarecimentos jurídicos. Muitas vezes, não realizamos nenhum ato formal, mas proporcionamos esclarecimentos sobre questões que vão além das nossas atribuições diretas, como os procedimentos nos cartórios de registro de imóveis e civil, com os quais estamos familiarizados. Nossa equipe se dedica a esclarecer dúvidas, especialmente quando percebemos que a pessoa possui conhecimento limitado ou parcial. Fazemos o possível para trazer informações claras e precisas, evitando que sejam enganadas. É dentro dessa perspectiva de pensar no coletivo, de pensar no exercício da função social, na função do tabelião que é exatamente de poder servir a população. Acho que é isso que a gente pode dizer que vai deixar como legado de ter servido bem a população."

Fonte: Ascom da ANOREG/MA


ACOMPANHE