CENPROT: ENVIO DE TÍTULOS A PROTESTO DE FORMA GRATUITA E ON-LINE

Agora recuperar créditos e diminuir a inadimplência do seu negócio ficou mais fácil, rápido e, o melhor, gratuita. Se você tem alguma dívida não paga e precisa recuperar seu dinheiro, basta enviar seus títulos ou documentos de dívidas para protesto via internet, através da Central Nacional de Protesto (CENPROT).

Para encaminhar os títulos a protesto pela CENPROT basta cadastrar-se utilizando o certificado digital ICP-Brasil e digitar os dados dos títulos de maneira fácil e rápida.

Acesse o site da Central Nacional de Protesto através do link – www.PesquisaProtesto.com.br – e envie os títulos a protesto de forma gratuita. O acesso pode ser feito através do computador, tablet ou smartphone. A CENPROT oferece uma forma rápida, segura e eficaz para o cidadão recuperar seu crédito e ajudar no crescimento da economia do país.

Além do serviço de envio de títulos a protesto, através da CENPROT é possível consultar gratuitamente a existência de protesto em nome de pessoas físicas ou jurídicas; emitir declarações de anuência para o cancelamento do protesto; solicitar o cancelamento de protesto, além de pedir a solicitação de certidões de protesto positivas e negativas, tudo de forma eletrônica e sem sair de casa.

Através da CENPROT, dívidas com até 01 ano de atraso não geram custo algum para quem está cobrando, pois as despesas de cartório ficam a cargo do devedor. Também é possível utilizar o serviço para cobrar dívidas com mais de 01 ano, nestes casos as despesas de cartório devem ser antecipadas pelo credor (que recebe esse valor quando a dívida for quitada pelo devedor).

Com o protesto de títulos e outros documentos mais de 70% das dívidas são resolvidas em até 03 dias úteis. Quando a dívida é paga dentro desse prazo o devedor não chega a ser protestado e o cartório repassa o valor da dívida para a conta informada no momento do cadastro. Se a dívida não for paga dentro dos 3 dias úteis, o título é protestado, o devedor terá seu crédito restrito e precisará procurar o credor para quitar a dívida.

A CENPROT foi regulamentada em 2019 através do Provimento nº 87 da Corregedoria Nacional de Justiça. Ela foi criada após a sanção da Lei Federal nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a emissão da duplicata eletrônica. Com a aprovação da lei, houve a inclusão do artigo 41-A na Lei 9.492, de 10 de setembro, determinando que os tabeliães de protesto mantenham, em âmbito federal, uma Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

Os Cartórios de Protesto de todo o país estão sempre se modernizando para atender a sociedade brasileira com rapidez, praticidade e conforto, além de ajudar a combater a inadimplência do país. 

Quer saber mais sobre a CENPROT e o protesto de títulos? Basta acessa o site do IEPTB-MA, através do link: www.protestoma.com.br, ou siga-nos nas nossas redes sociais.

Acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/protestoma/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/protestoma/

CURTA E COMPARTILHE ESSA IDEIA!