PROTESTO DE TÍTULOS COMO FERRAMENTA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO


Paula Brito - 24/08/2020

Você sabia que o protesto de títulos é a ferramenta extrajudicial mais eficiente e eficaz na recuperação de dívidas não pagas para empresas de todos os portes? Isso mesmo!

Existem diversas formas de alavancar suas vendas, seja através de campanhas, promoções, inovação nos serviços prestados à população, dentre outras, mas a impontualidade dos clientes pode levar uma empresa a falência.

Por isso, se a empresa precisa recuperar os pagamentos de dívidas não pagas, o protesto de títulos e outros documentos é uma grande saída. Essa ferramenta é uma alternativa fácil, rápida, segura e GRATUITA. Então se você precisa cobrar um débito não pago, o protesto de título pode ajudá-lo a recuperar seus créditos em poucos dias.

De acordo com o levantamento do Instituto de Estudo de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB-BR), cerca de 65% dos títulos que vão a protesto em até 03 dias úteis, após a intimação do devedor para efetuar o pagamento da dívida.  Ou seja, é uma excelente ferramenta de recuperação de crédito que pode reduzir a inadimplência na sua empresa.

Para facilitar ainda mais essa recuperação de dívidas não pagas, o IEPTB-BR disponibiliza a todos a Central Nacional de Protesto (CENPROT), uma maneira mais fácil, rápida e gratuita de recuperar seu crédito. Basta enviar seus títulos ou documentos de dívidas para protesto via internet, através do computador, tablet ou smartphone. Basta acessar www.PesquisaProtesto.com.br e realizar o serviço.

Além de enviar seus títulos a protesto através da Central, o usuário também pode ter acesso a outros serviços como:

•    consultar gratuitamente a existência de protesto em nome de pessoas físicas ou jurídicas; 
•    emitir declarações de anuência para o cancelamento do protesto;
•    solicitar o cancelamento de protesto; 
•    solicitar certidões de protesto positivas e negativas.

Através da CENPROT, dívidas com até 01 ano de atraso não geram custo algum para quem está cobrando, pois as despesas de cartório ficam a cargo do devedor. Também é possível utilizar o serviço para cobrar dívidas com mais de 01 ano, nestes casos as despesas de cartório devem ser antecipadas pelo credor (que recebe esse valor quando a dívida for quitada pelo devedor).

A Central Nacional de Protesto (CENPROT) foi regulamentada em 2019 através do Provimento nº 87 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). A Central foi criada após a sanção da Lei Federal nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a emissão da duplicata eletrônica. Com a aprovação da lei, houve a inclusão do artigo 41-A na Lei 9.492, de 10 de setembro, determinando que os tabeliães de protesto mantenham, em âmbito federal, uma Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

Através de mais essa ferramenta para ajudar na recuperação do crédito, os Cartórios de Protesto de todo o país estão sempre se modernizando para atender a sociedade brasileira com rapidez, praticidade e conforto, além de ajudar a combater a inadimplência do país.

Quer saber mais sobre a CENPROT e o protesto de títulos? Basta acessa o site do IEPTB-MA, através do link: www.protestoma.com.br, ou siga-nos nas nossas redes sociais.

Acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/protestoma/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/protestoma/

FONTE: IEPTB-MA


ACOMPANHE