ARTIGO: BLOCKCHAIN IMPULSIONA MERCADOS E REDEFINE A SEGURANÇA DIGITAL – POR IZABELA RÜCKER CURI
Paula Brito - 02/04/2025

O blockchain – tecnologia de registro distribuído que armazena dados de forma descentralizada – sempre foi muito relacionado ao setor de moedas digitais, em especial ao Bitcoin. Porém, sua utilização pode trazer benefícios a diversas organizações, impulsionando inovações e garantindo segurança e transparência nas transações realizadas.
Nos sistemas financeiros, bancos o adotam para realizar transações mais seguras e rápidas. Na área de contratos inteligentes, acordos são executados automaticamente, sem intermediários. Na cadeia de suprimentos, produtos são rastreados desde a origem até o consumidor final. Na saúde, a grande vantagem está na proteção dos registros médicos. Já na área de governança, algumas nações começam a testar a tecnologia com o objetivo de tornar seus processos eleitorais mais seguros.
Estados Unidos, China, Suíça, Emirados Árabes e Estônia estão entre os líderes mundiais na adoção de blockchain. No Brasil, o recurso tem sido progressivamente adotada nos setores notariais, de registro, bancário e mesmo na administração pública. Recentemente, os Correios divulgaram que pretendem adotar soluções baseadas em blockchain para o setor de encomendas e entregas, dando início a um processo de licitação para contratação de empresas especializadas. O objetivo, segundo a empresa, é acelerar entregas, evitar extravios, otimizar processos de suprimentos e tornar a gestão de endereços mais seguras, minimizando os riscos de vazamento de dados.
O blockchain funciona como um livro-razão digital, onde transações são registradas em blocos encadeados de forma cronológica e imutável. Cada bloco contém um conjunto de transações verificadas e um hash (código único) que o liga ao bloco anterior. Os múltiplos participantes da rede validam cada dado inserido, o que impede que os mesmos sejam manipulados. Isto difere a tecnologia de bancos ou sistemas centralizados, onde uma única entidade controla os dados.
A principal vantagem do blochchain é a garantia de integridade, controle e transparência, o que reduz a possibilidade de fraudes, permite descentralização e aumenta a confiança nos processos digitais. Através dele, cria-se um registro inviolável e auditável, onde qualquer pessoa pode verificar informações sem necessidade de intermediários.
O potencial de transformação e modernização gerado aos diferentes setores da economia e da administração pública é imenso. Associado a isso, está a redução de custos financeiro e também a economiza de tempo e recursos, o que torna as diversas operações muito mais eficientes. Na cadeia de suprimentos, por exemplo, a rastreabilidade evita perdas e desperdícios. Em outros setores, a substituição do processos manuais por registros automáticos são capazes de reduzir significativamente custos operacionais.
Por tudo isso, o blockchain representa uma revolução tecnológica com impactos significativos em diversas áreas. Com a descentralização e a imutabilidade dos registros, a tecnologia está sendo consolidada como pilar fundamental da evolução digital. Com o passar do tempo, à medida que novas aplicabilidades vão aparecendo, ela vem sendo apontada como elemento indispensável na evolução da economia global.
Fonte: Migalhas