CARTÓRIOS DO BRASIL E HOSPITAL DE AMOR: UMA PARCERIA FOCADA EM SALVAR VIDAS
Paula Brito - 28/03/2025

Os Cartórios de Protesto do Brasil demonstraram que a solidariedade também faz parte de sua atuação ao firmarem uma parceria com o Hospital de Amor, referência no tratamento oncológico no país. Em 2024, a iniciativa resultou na doação de R$ 2.020.304,82 para a instituição, valor arrecadado por meio das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física. Ao todo, 55 cartórios de 16 estados brasileiros participaram da ação, transformando um gesto simples em uma contribuição direta para salvar vidas. A parceria reforça o compromisso social da categoria e mostra como a destinação correta de recursos pode fazer diferença no combate ao câncer.
O presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), André Gomes Netto, destaca que “juntos, podemos fazer a diferença e inspirar outros a se unirem por causas nobres como essa”. Ele enfatiza que “esta colaboração é um passo significativo na nossa missão de promover o bem-estar e a saúde da comunidade. Estamos comprometidos em apoiar as iniciativas do Hospital de Amor e contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais precisam”.
Para Leonel Dias de Sousa, captador de recursos do HA, a parceria teve início com uma apresentação em Belém (PA), quando o presidente do IEPTB solicitou que a instituição fosse representada no 20º Encontro Convergência, realizado na cidade de Caeté (MG). As doações, segundo ele, contribuem para a prevenção, a reabilitação e o tratamento oncológico, oferecendo serviços totalmente gratuitos para 598.229 pessoas de 2.581 municípios do Brasil.
Com todo o valor arrecadado no ano anterior, Leonel ressalta que os custos para manter o Hospital de Amor são elevados e continuam crescendo a cada dia. Em 2023, por exemplo, o déficit da instituição ultrapassou R$ 1 milhão por dia. Por isso, cada doação é essencial para que o HA continue sendo uma referência no Brasil.
“A luta contra o câncer é uma causa de todos nós, e o potencial dos tabeliães de protesto é enorme quando se trata da destinação do Imposto de Renda. O Hospital de Amor é o maior polo oncológico de tratamento de câncer do Brasil, e os cartórios podem se tornar os maiores financiadores dessa instituição tão importante. Faça o seu Imposto de Renda valer a pena”, afirma o captador de recursos.
Como fazer a doação?
Ao preencher a declaração do IRPF pelo programa da Receita Federal, o contribuinte deve selecionar a opção “Por Deduções Legais” e, em seguida, escolher a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Nessa fase, serão exibidas duas abas para destinação de parte do Imposto de Renda: “Criança e Adolescente” e “Pessoa Idosa”. Com a aba selecionada, clique no botão “Novo”, localizado na parte inferior da página, para prosseguir (o declarante pode destinar doações para ambos os fundos).
Na seção “Dados da Doação aos Fundos Controlados pelos Conselhos das Pessoas Idosas”, o declarante deve selecionar como “Tipo de Fundo” a opção “Municipal”, a UF “SP - São Paulo” e o município “Barretos – 15.642.204/0001-01”. O valor a ser destinado para a causa será calculado automaticamente, dividindo-se o valor disponível por dois caso a doação seja feita para ambos os projetos.
Para efetivar a doação, selecione a seção “Imprimir” na plataforma e escolha “Darf – Doação diretamente na Declaração – ECA” (se desejar contribuir com o fundo da Criança e do Adolescente) ou “Darf – Doação diretamente na Declaração – Pessoa Idosa” (se desejar contribuir com o fundo da Pessoa Idosa). No caso de doação para ambos os projetos, devem ser geradas duas DARFs.
Após selecionar a DARF desejada, o contribuinte deve clicar em “Visualizar” e “Imprimir” para gerar o arquivo. Com o documento pronto, basta efetuar o pagamento e enviar a cópia do DARF e o comprovante de pagamento pelo formulário online, pelo e-mail despachantemais@hotmail.com ou pelo WhatsApp de Leonel Dias pelo número (63) 98481-4107. O pagamento deve ser realizado até 31 de maio.
Fonte: IEPTB/BR