CORREGEDORIA EXTRAJUDICIAL MARCA PRESENÇA EM CONGRESSO NOTARIAL E REGISTRAL
Paula Brito - 01/12/2025
O corregedor-geral do foro extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, participou esta semana (25 a 27/11) do 25º Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro e da 7ª Conferência Nacional dos Cartórios, promovida pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR), em Brasília. O evento reuniu profissionais que atuam na atividade cartorária e marcou o reconhecimento da classe ao trabalho desenvolvido no âmbito da Corregedoria Extrajudicial maranhense no aprimoramento dos serviços cartorários.
Com o tema Prerrogativas Extrajudiciais: instrumentos para entrega de segurança jurídica, os eventos reuniram notárias, notários, registradoras, registradores e integrantes do Judiciário, que, durante três dias, avaliaram os avanços ocorridos e os desafios a serem enfrentados na esfera extrajudicial. Nos últimos anos, o segmento se consolidou como instrumento de resolução de demandas que antes eram resolvidas somente no campo judicial, o que fortalece a desjudicialização e contribui para o processo de aprimoramento do Sistema de Justiça.
Na grade da programação temas debatidos por especialistas de renome na área jurídica e cartorária, contemplando profissionais que atuam tanto no âmbito da produção e interpretação de normas, quanto daqueles que atuam na entrega do serviço ao cidadão. Para o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, as entidades representativas na esfera do extrajudicial têm buscado promover debates de temas cada vez mais relevantes para a sociedade, o que, na sua avaliação, contribui para a qualificação da atividade.
“O extrajudicial é uma área que está em constante evolução, exigindo aprimoramento também das corregedorias, que têm o papel de acompanhar e fiscalizar, para que possam acompanhar as mudanças normativas. Também é necessário compreender as tendências, a exemplo das modernas tecnologias, que ganham espaço na rotina e se tornam aliadas na melhoria dos processos, no cumprimento das normas e na alcance da gestão eficiente, possibilitando a entrega do serviço com mais qualidade”, avaliou o desembargador.
A juíza auxiliar da COGEX Laysa Paz Mendes acompanhou o desembargador José Jorge durante a programação, que ainda contou com a entrega do Prêmio Qualidade Total da ANOREG-BR, que chegou à sua 21ª edição e premiou 272 cartórios de todo país, pelo alcance de elevados padrões de excelência e qualidade na gestão e na prestação de serviços aos usuários. Os premiados estão distribuídos nas categorias Menção Honrosa (2), Bronze (4), Prata (31), Ouro (45), Diamante (190), Rubi Master (47) e Rubi Evolução (97). O Maranhão teve 9 serventias premiadas.
TRABALHO RECONHECIDO
Durante as atividades do Congresso e do Concart, a ANOREG-BR homenageou o desembargador José Jorge Figueiredo, pela sua atuação à frente da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão e, também, na Comissão Executiva do Colégio de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil. O reconhecimento se deve às contribuições efetivas em pautas importantes, que impactam diretamente no funcionamento da atividade extrajudicial e nos serviços ofertados pelos cartórios.
A honraria foi entregue pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que foi acompanhada do presidente da ANOREG-BR, Rogério Portugal Bacellar. A homenagem ganhou destaque entre outras entidades que representam segmentos da atividade extrajudicial, que repercutiram a entrega do certificado e ratificaram o reconhecimento pela atuação assertiva do corregedor extrajudicial maranhense.
“O Desembargador José Jorge tem sido um parceiro institucional essencial, conduzindo o diálogo entre o Poder Judiciário e as serventias com responsabilidade, abertura e visão moderna sobre o papel dos cartórios na sociedade. Seu trabalho, sempre pautado pelo respeito às delegações, pela compreensão do modelo constitucional e pela valorização dos profissionais do setor, eleva o Maranhão a uma posição de destaque no cenário nacional”, diz trecho da postagem da ANOREG-MA em seu perfil no Instagram.
De acordo com o presidente da ANOREG-MA e delegatário da Serventia Extrajudicial de São João dos Patos, Diovani Santa Bárbara, a homenagem se faz em razão da contribuição permanente para o aprimoramento do extrajudicial. Segundo ele, representa a expressão de elevado reconhecimento em razão da atuação positiva, respeitosa e que sempre valorizou a atividade Notarial e Registral
“Desde o início de sua gestão, o corregedor se mostrou um bom ouvinte e um gestor de ação imediata e efetiva, respeitando a independência e autonomia de gestão dos cartorários maranhenses, sem deixar de fiscalizar. Isso confirma o compromisso assumido no primeiro contato com as entidades representativas, quando disse que chegava para somar, com uma gestão voltada para orientação e aperfeiçoamento da atividade”, afirmou Diovani.
Fonte: Ascom da COGEX