IEPTB-MA PARTICIPA DA AULA INAUGURAL DA 2ª TURMA DA PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL DA UFMA


Paula Brito - 26/02/2024

Na última sexta-feira (23) aconteceu, na sede da Fundação Sousândrade em São Luís/MA, a aula inaugural da 2ª Turma da pós-graduação em Direito Notarial e Registral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O curso tem a coordenação do Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão e Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), José Eulálio Figueiredo e do Professor Mestre, tabelião e registrador de imóveis da Comarca de Paulista na Paraíba, Danilo Martins.

Segundo o coordenador do curso, Danilo Martins, a abertura de mais uma turma da pós-graduação é importante para qualificar cada vez mais os profissionais da área de Direito Notarial e Registral do Maranhão. “A turma conta com a presença de profissionais das serventias extrajudiciais do estado como tabeliães, registradores, escreventes, além de advogados, servidores do TJ e tem como objetivo firmar o compromisso da Universidade Federal do Maranhão com a sociedade maranhense na formação de profissionais da área, oferecendo a população profissionais cada vez mais cada qualificados e comprometidos com serviços prestados ao cidadão.”

Com a presença de mais de 45 alunos e transmissão simultânea para os demais, a aula inaugural contou com a presença do Professor Doutor, Cristiano Sardinha, que ministrou a disciplina “Teoria Geral do Direito”.

O superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Christian Carvalho, participou da aula inaugural da pós-graduação em Direito Notarial e Registral da UFMA que contou ainda com a presença do tabelião Pedro Henrique Cavalcante, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB-MA).

A pós-graduação, realizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Fundação Sousândrade, terá duração de 18 meses e conta com a parceria do IEPTB-MA, ANOREG-MA, CNB-MA, IRIB-MA, ATC-MA, ARPEN-MA e IRTDPJ-MA, além de ser a única realizada por uma universidade pública do Nordeste.

Para Christian Carvalho, contribuir com esse curso, pioneiro no Maranhão, é extremamente gratificante. “É uma satisfação saber que os Cartórios de Protesto do estado, representados pelo IEPTB-MA, puderam contribuir para a continuação da Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral da UFMA, que se concretiza com a abertura da 2º Turma hoje. Estar na primeira aula dessa 2ª Turma é uma grande satisfação para nós.”

Fonte: Ascom do IEPTB-MA


ACOMPANHE