CARTÓRIO DA 3ª ZONA DE SÃO LUÍS DISPONIBILIZA CONSULTA ONLINE DE PEDIDOS DE CERTIDÕES


Paula Brito - 24/11/2025

O Cartório da 3ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís (RCPN), que funciona no bairro João Paulo, passou a oferecer uma ferramenta on-line que permite acompanhar o andamento da solicitação de emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito. A plataforma, integrada ao sistema administrativo da unidade, tem a finalidade de informar cidadãs e cidadãos sobre a finalização do pedido feito, de forma que a ida ao cartório ocorra somente quando a solicitação for concluída.

Segundo afirmou Fábio Fontes, registrador interino do Cartório da 3ª Zona, o recurso de rastreio do pedido é uma das inovações que vêm sendo implementadas para garantir que a serventia trabalhe com mais agilidade e ofereça mais conforto e comodidade na entrega dos serviços à população. Sobre a retirada, ele observa que é preciso aguardar o prazo de dois dias, tempo que os documentos precisam ser enviados para a sede da COGEX, onde serão retirados pelo solicitante. “O sistema economiza tempo dos escreventes, que não precisam responder a cada pedido, e oferece praticidade ao cidadão. Estando a certidão pronta, basta aguardar os dois dias para comparecer na Corregedoria Extrajudicial, onde estão sendo entregues temporariamente”, explicou.

A consulta no sistema pode ser realizada pelo número do pedido (protocolo), que consta no recibo com as informações do serviço solicitado e pago em balcão, além de um QR code, que direciona a usuária ou usuário do serviço para a página de acompanhamento. A certidão estará pronta para retirada quando, no sistema, o status do pedido for “emitida”. Mesmo emitida, conforme orienta Fábio Fontes, é necessário aguardar dois dias após a data da emissão, considerando que as certidões estão sendo entregues na sede da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), localizada na Rua Cumã, nº 300, 1º andar, edifício Manhattan Center III, bairro Renascença II. 

CONSULTE AQUI A EMISSÃO DA CERTIDÃO

APRIMORAMENTO DOS SERVIÇOS

Com nova interinidade, que está à frente do Cartório da 3ª Zona desde o último mês de setembro, a Serventia está passando por processo de reestruturação, sob acompanhamento e fiscalização da COGEX. Desde que os trabalhos na nova gestão foram iniciados, foram produzidos 9.431 atos típicos do Registro Civil, sendo 7.968 certidões de nascimento, casamento e óbitos. Desse total, mais de 2,3 mil certidões já foram entregues pela Corregedoria Extrajudicial, enquanto cerca de outros 2 mil documentos ainda permanecem disponíveis para retirada pela população. 

Com adoção de novas rotinas baseadas na racionalização dos fluxos de trabalho, o Cartório já verifica um aumento de 40% nas entregas de atos produzidos, além de ter reduzido significativamente a média de incidência de retrabalho, para 4,1%, referente às certidões que precisaram ser corrigidas. De acordo com a gestão, esse percentual está abaixo da média dos cartórios da mesma especialidade e já é resultado do trabalho de aprimoramento implementado em pouco mais de dois meses.

MUTIRÃO NA COGEX

Integrando o conjunto de ações institucionais voltadas ao aprimoramento dos serviços cartorários, a COGEX, por meio do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC) e em parceria com o Cartório da 3ª Zona, realiza desde 3 de outubro um mutirão para a entrega de segundas vias de certidões. A iniciativa, que conta com o apoio logístico do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), visa dar vazão ao acúmulo de documentos pendentes de emissão na unidade, grande parte em razão da crescente demanda pelos serviços, com destaque para segundas vias de certidão.

As entregas estão sendo realizadas em sistema de rodízio entre os integrantes das equipes do NRC e outras unidades da COGEX e o número expressivo de entregas reforça a atenção dada pelo órgão na busca por solução para aprimorar o atendimento dos cartórios de registro civil de pessoas naturais da capital. Considerada a porta de entrada para diversos serviços públicos, a certidão é exigida para matrícula escolar, participação em programas sociais, acesso a benefícios previdenciários, além da emissão de outros documentos civis.


Fonte: Ascom da COGEX


ACOMPANHE